quinta-feira, 28 de março de 2013

A década de 40


Oi gente, se divertiram muito sem mim esse quase um mês sem post? Então, voltei, e hoje vou falar sobre uma década que sempre me agradou muito principalmente por divergir de sua anterior, a década de 30, e por ser marcada por um maior faça-você-mesma principalmente se tratando de penteados (afinal os cabeleireiros, a maioria homens, estavam na Guerra) e maquiagem (já que o metal estava sendo usado na indústria bélica). Enfim, os anos 40 sempre me encheram os olhos, tanto na moda quanto na história, mas vamos falar da moda aqui, principalmente a que antecedeu o New Look, de Christian Dior.
Nessa década, assim como indústrias, mídias, a moda também se voltou para a guerra e o militarismo, o corte dos vestidos se tornou reto, as jaquetas tinham ombros acolchoados e cinturões, as saias se tornaram um pouco mais curtas ou com pregas finas ou franzidas, os tecidos como o tweed, pesados e resistentes, reinaram. As calças compridas também se tornaram comuns. Os cabelos ficaram um pouco mais compridos, devido a falta de cabeleireiros e as mulheres costumavam cacheá-los - os victory rolls também eram muito usados. O uso de lenços e chapéus também era frequente.


A falta de nylon e seda também fez as meias finas desaparecerem, então haviam mulheres que desenhavam linhas na perna simulando as costuras da meia (o que eu acho meio over), enquanto outras mulheres preferiam aderir à meia soquete ou deixar as pernas à mostra mesmo.


Com Paris invadida pelos nazistas e o racionamento imposto pelo governo aos estilista que ainda permaneciam lá, os Estados Unidos se sentiram mais livres para desenvolver sua própria moda, daí surgiram os famosos conjuntos dando origem ao sportswear americano, e também as vendas por catálogo das chamadas ready-to-wear, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar do mundo e entregues em 24h (eu acho que demorava mais).


Os anos 1940 também trouxeram divas que tanto inspiram mulheres de todo o mundo, principalmente no cinema, com atrizes como Rita Hayworth, Betty Grable e Ava Gardner. O Brasil também teve sua representante com a irreverente Carmen Miranda, apontada por muitos como a precursora do Tropicalismo no Brasil.


Na música, o trio The Andrew Sisters (da foto lá de cima do post) criado no fim dos anos 30 - que se destacou principalmente pela música Boogie Woogie Bugle Boy de 1941 e até gravou com Carmen Miranda - traziam em suas fotos e vídeos muito dessa moda militarista que tomou conta do mundo, além de terem músicas muito fofas e que eu gosto bastante.



   

Então gente, é com as Andrew Sisters que encerramos mais um post aqui do blog, espero que tenham gostado porque pra mim é sempre uma delícia falar dos anos 40.

He was some boogie woogie bug... ah deixa pra lá,
Lele Fernandes

3 comentários:

  1. Sinceramente... eu amo os looks daquela época!

    Dá uma passadinha?

    cupcakelland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei o post *-*
    Também sou apaixonada por essa década e, ainda mais por história da moda.

    Tecido_Doce

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...